A Direcção de Planificação e Desenvolvimento Institucional dispõe da seguinte estrutura:
1. Director.
2. Departamento de Planificação e Estudos.
3. Departamento de Estatística e Informação.
Funções Gerais
São funções gerais da Direcção de Planificação e Desenvolvimento Institucional:
a) Coordenar a planificação do desenvolvimento institucional a curto, médio e longo prazos;
b) Garantir a afectação de recursos financeiros com base em prioridades e nos objectivos de desenvolvimento institucional, plasmados no Plano Estratégico da Universidade;
c) Propor normas e modelos para elaboração padronizada dos principais documentos institucionais;
d) Apoiar na elaboração de projectos sectoriais que contribuam para o desenvolvimento institucional;
e) Monitorar e avaliar os planos de desenvolvimento da Universidade;
f) Produzir e divulgar, periodicamente, balanços, relatórios da execução dos planos, informação estatística e indicadores de avaliação do desempenho da instituição;
g) Promover a realização de estudos e propor acções de modernização da estrutura organizacional e dos procedimentos de gestão da Universidade;
h) Realizar estudos estratégicos que fundamentem o realinhamento dos processos institucionais;
i) Assegurar a formação contínua de funcionários em matérias específicas, inerentes à sua área de actuação;
j) Propor medidas para a modernização dos sistemas de Planificação e Desenvolvimento Institucional.
Departamento de Planificação e Estudos
Compete ao Departamento de Planificação e Estudos:
a) Propor modelos para a sistematização dos diferentes planos sectoriais;
b) Coordenar a elaboração do Plano Económico e Social (PES) e respectivo Plano Orçamental;
c) Elaborar o Cenário Fiscal de Médio Prazo;
d) Gerir a elaboração de planos periódicos de actividades em função do Plano Estratégico da instituição;
e) Criar instrumentos e monitorar a execução dos diferentes planos da Universidade e apresentar os respectivos balanços periódicos.
Departamento de Estatísticas e Informação
Compete ao Departamento de Estatísticas e Informação:
a) Propor modelos de recolha e processamento dos dados dos diferentes sectores;
b) Participar na concepção de bases de dados dos diferentes sectores por forma a garantir o respectivo tratamento estatístico;
c) Produzir e divulgar o Relatório Anual, o Anuário, Brochuras e informação estatística da instituição;
d) Coordenar a realização de estudos de apoio a gestão institucional;
e) Apoiar os diferentes órgãos ou sectores de actividade na monitoria e avaliação de projectos.