Revista Udziwi número 37

A região onde se situa Moçambique tem conhecido, de forma cíclica, nos últimos anos, eventos naturais com enorme potencial de destruição, são os casos, por exemplo, de ciclones. A estes eventos, os especialistas têm estado a associar às mudanças climáticas, o que vale dizer que Moçambique, à escala planetária, é dos países que mais sofre com as consequências do aquecimento global. Entretanto, paralelamente a estes fenómenos naturais, vários países, uma vez mais infortunadamente incluindo Moçambique, têm sofrido desastres de outra natureza, caso de conflitos armados, de baixa ou alta intensidade, que têm consequência muito graves para o tecido social.
Assim, nesta edição 37, a revista UDZIWI publica um dossier temático denominado EDUCAÇÃO E DESASTRES NATURAIS E SOCIAS. A opção por este dossier fundamenta-se no facto de que se tratar de fenómenos com alto grau de perturbação da vida social, nas suas múltiplas dimensões, comprometendo as possibilidades de harmonia e progresso social.
Por isso, mostra-se importante a produção, partilha de conhecimento e debate sobre estes fenómenos, com vista a contribuirmos para a edificação de uma sociedade à altura destes desafios, em dois sentidos. Primeiro, de uma sociedade que adopta práticas e valores conducentes à prevenção dos desastres naturais e conflitos sociais e, segundo, que supera as adversidades provocadas por estes fenómenos, mais concretamente, que faz das mesmas, uma oportunidade para construção de uma outra sociedade mais resiliente.
Para além deste dossier temático, como não poderia deixar de ser, foram incluídos vários outros artigos e todos têm como pano de fundo a educação. O desiderato é o de sempre: fazer da educação um instrumento privilegiado para a construção da uma sociedade em que todos, sem excepção, nos revemos!
Boa leitura!
Eduardo Humbane

Visualizar
© Universidade Pedagógica de Maputo 2022.

Search