Revista Udziwi número 36

Os direitos humanos são os direitos e liberdades básicas que todos os seres humanos têm, de forma a garantir-lhes uma vida digna. A relação entre a educação e os direitos humanos é inequívoca: para que numa sociedade haja o respeito pelos direitos humanos é imprescindível que a escola, essa agência incontornável na construção das nações, veicule os valores a eles associados como, por exemplo, a justiça social, a igualdade e a solidariedade. Mas não basta veicular, as próprias instituições educativas, nas suas práticas quotidianas, devem ser permeadas por estes mesmos valores.
Os últimos anos têm sido associados à esperança de que houve melhoria nas condições materiais e existências da vida dos seres humanos. No entanto, fenómenos como o neoliberalismo versus estado mínimo, o populismo, o terrorismo, a corrupção e a má governação, a agressão ao meio ambiente, a Covid-19, entre outros, levantam temores de que há regressões ou, então, que persistem desafios antigos ou ainda, que emergem outros que em última análise frustram o usufruto pleno dos direitos humanos.
Foi em consideração a este quadro que a UDZIWI, na sua edição 36, optou por fazer uma edição temática que tem como pano de fundo a problemática da educação e direitos humanos. Portanto, abriu-se a possibilidade de os universitários e não só, partilharem as suas reflexões, promovendo-se, desta forma, o necessário debate com vista a aferirmos se as nossas sociedades vão sendo (ou não) cada vez mais permeadas pela consciência que os direitos humanos devem ser respeitados porque, desse modo, se promove uma sociedade justa e em que se dignifica a condição humana.
O leitor encontrará nesta edição um rico manancial de reflexões que, a partir de eixos e ângulos diversos, analisam a problemática da educação e os direitos humanos. E estas reflexões não só têm o condão de nos situarem sobre as dinâmicas ora em curso, mas também de, nestes tempos em que as utopias vão esmorecendo, sugerirem pistas sobre como se podem ir tecendo configurações que façam dos direitos humanos, efectivamente, elemento estruturante das nossas sociedades, para o ganho de todos nós.

Boa Leitura!