UP-MAPUTO ENGAJADA NA CRIAÇÃO DA REDE LUSÓFONA DE HISTÓRIA ORAL

Um grupo de pesquisadores ligados a História Oral reuniram-se na manhã desta segunda-feira (18 de Novembro), no campus de Lhanguene da Universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo) com o objectivo de propor a criação da Rede Lusófona de História Oral. O grupo integra pesquisadores do Brasil, Portugal e Moçambique. O encontro contou com a participação do Reitor da UP-Maputo, Prof. Doutor Jorge Ferrão que sublinhou o quão importante é a maneira tradicional de contar-se as histórias em África, uma vez que as narrativas tentam fomentar o entendimento mútuo e a coexistência pacífica.
Por seu turno, a Professora Catedrática da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa e Historiadora, Maria Fernando Rollo, engrandeceu o engajamento da UP-Maputo na criação da Rede Lusófona de História Oral, pois, esta é a primeira universidade a reagir aos contactos estabelecidos, e este facto, deixou-os bastante surpreendidos e felizes.
Na ocasião, Maria Rollo fez a apresentação do Projecto e programas de actividades em curso realizadas pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa, com destaque em “Memórias para todos”; “Memórias da Revolução”; “Parque Nacional da Gorongosa”. Os investigadores: Prof.a. Doutora Vivian Luiz Fonseca (Coordenadora do Programa de História Oral da Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC); Prof. Doutor Celso Corrêa Pinto Castro (Director da FGV CPDOC) e Prof. Doutor Bernardo B. Buarque de Hollanda (Programa de Pós- graduação em História, Política e Bens Culturais) provenientes do Brasil, igualmente apresentaram suas experiências nos diferentes programas desenvolvidos no seu país ligados a História Oral. Os programas permitiram juntar artigos de investigadores, preservar as recordações, experiências dentro de casa sobre a história.
As experiências, projectos e actividades sobre a História Oral em Moçambique foram trazidas pelo Doutorando Silva Dunduro (UP- Maputo), que falou da necessidade da preservação a história oral e do seu percurso nesta causa. Participaram igualmente do encontro representantes do Arquivo Histórico de Moçambique; Ministério dos Combatentes; Instituto de Investigação Sócio Cultural (ARPAC); Investigadores da Universidade Eduardo Mondlane e UP-Maputo.

grupo lusofono 1
Por: Taualia Neuara e Daniel Bila (fotos)
GCI - UPMAPUTO

© Universidade Pedagógica de Maputo 2024.

Search